quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Relatório

Deixamos aqui, de acordo com o que foi pedido pelo professor, os itens linkados do relatório sobre o trabalho.




Foto do Projeto Final

Nesse tópico deveriamos postar uuma foto do trabalho completamente finalizado, entretando o membro do grupo que estava responsável por tirar essa foto não a enviou até o momento, então para não ficar sem foto, segue uma da parte mecânica finalizada.


Atualização!

Robô gladiador realmente finalizado.
(Imagem recebida dia 26/10/2018 às 02h02m)




Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia (extra)

Pesquisando um físico para o relatório encontrei Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia, que me fez perceber que cientistas reconhecidos não estão apenas fora do Brasil, estão no nosso país e mais próximo do que imaginamos.

Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia, nasceu em Gênova (Itália), mas veio muito novo para o Brasil, onde concluiu seus estudos básicos. 
Ingressou na Universidade de São Paulo e se graduou com licenciatura e bacharelado em física, e mais tarde concluiu o doutorado em engenharia mecânica na mesma universidade.

Ele possui vários estudos nas áreas da engenharia mecânica, mecânica celestial e física, sendo considerado um dos principais nomes das Ciências exatas no Brasil e na América Latina.

Ganhou fama na ciência ao afirmar que a Terra passava por um processo de resfriamento, fenômeno da Oscilação Decadal do Pacífico que só foi descoberto mais tarde por Steven Hare e Yuan Zhang.

É professor emérito da Universidade de São Paulo e também atuou como pesquisador e professor na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Atualmente, é docente da Universidade de Taubaté e ocupa o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da instituição.

Alguns prêmios:
Venceu 4 vezes o Prêmio Universidade Tigre
Venceu 3 vezes o Prêmio Falcão Bauer

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Trabalho de Jader Benuzzi Martins e o Robô Gladiador


Jander Benuzzi Martins, nascido no Rio de Janeiro, foi um físico, matemático e escritor brasileiro.
Concluiu seu bacharelado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e fez doutorado em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.  Foi pesquisador, professor titular, Vice-Diretor e Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Teve mais de 60 trabalhos publicados em revistas que circulam internacionalmente.

Um dos trabalhos desse físico foi Mecânica Racional: de Newton à mecânica clássica
Este trabalho aborda diversos assuntos, dentre eles a mecânica clássica, matéria que é explanada no ensino médio e que pode ser associada ao robô gladiador!

Esta mecânica é dividida em cinemática e dinâmica. A primeira estuda, matematicamente os movimentos, e pode ser observada no robô quando se analisa tempo, espaço percorrido e velocidade, por exemplo. Já a segunda estuda as forças responsáveis pelo movimento, baseando-se nas leis de Newton, que pode ser notado no robô com a força aplicada que se relaciona com massa, com aceleração, entre outros.


fontes: mecânica cinemáticamecânica clássicajander b. martins


Conclusão

Até a conclusão deste trabalho o robô sofreu várias alterações durante o processo para que o mesmo pudesse ser mais rápido e mais forte para ter um melhor desempenho na competição. Com a conclusão nós pudemos ver na prática e associar vários conceitos físicos aprendidos em sala de aula, principalmente os ligado a mecânica e elétrica. Além disso cada membro pôde desenvolver sua melhor habilidade dentro do projeto.  Ao fim completamos todas as muitas etapas do trabalho para que chegássemos a um produto final.

Todos os Testes Realizados

Primeiro teste que fizemos, com o robô ainda em condições complicadas apenas para ver se o mesmo andava: https://g9fisica.blogspot.com/2018/10/juntando-partes-eletrica-e-mecanica-2.html

Segundo teste, após melhorias e com ele já andando bem e fazendo o 8: https://g9fisica.blogspot.com/2018/10/o-robo-andou.html

Dificuldades e Soluções

Abaixo uma tabela com nossos problemas e soluções em relação a construção do robô.


O Robô Andou!

Hoje (24/10/2018) nosso robô finalmente andou sem muitos problemas.
Aproveitamos e testamos o caminho em formato de 8.


Teste em Sala

Na ultima sexta-feira (19/10/2018) o professor realizou o teste em sala, onde os robôs deveriam fazer um 8 no chão.
Nosso robô perdeu a roda, e quando colamos o motor não era capaz de girar uma das rodas, e a que ele girava estava muito lenta.

Procedimento de Construção

Seguem aqui links de todos os passos da construção:

Início da parte elétrica
Início da parte mecânica
Construção da parte mecânica
Controle
Junção das partes elétricas e mecânica
Junção das partes elétricas e mecânicas 2
Modificações

Link do plano de projeto: plano de projeto

Modificações

Durante esta ultima semana foram realizadas modificações no robô, como melhor fixação das rodas que estavam caindo muito, solda dos fios e foi colocado fita isolante no motor.

Seguem imagens:




quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Véspera da Prova do 8

Hoje (19/10/2018) irá ocorrer a prova do oito.
Ontem (18/10/2018) fizemos alguns ajustes finais, como trocar a fita isolante das rodas por bexigas, e colocar um pino para ver se a roda gira com mais velocidade. Entretanto uma das rodas se soltou, e o membro que está com o robô está cuidando disso.

Além dos ajustes no robô também organizamos as informações do relatório, que logo será postado aqui no blog.

Juntando Partes Elétrica e Mecânica 2

Na terça-feira (16/10/2018) fomos tentar resolver o problema da velocidade das rodas. 
As rodas foram praticamente reconstruídas e o eixo foi reposicionado para que as rodas ficassem mais alinhadas e porque estavam pegando no papelão.

Não conseguimos colocar o elástico.

Mesmo com as alterações as rodas só giram bem no ar, no chão estamos tendo problemas.

Seguem registros:




                                       

Juntando Partes Elétrica e Mecânica

Na ultima segunda-feira (15/10/2018) um dos membros responsável pela parte elétrica pegou o robô para unir as partes elétrica e mecânica, porém ao terminar, as rodas do robô giravam muito devagar, então os fios foram isolados com fita isolante, o que melhorou um pouco a questão da velocidade com que as rodas estavam girando.

domingo, 14 de outubro de 2018

Objetivo do Trabalho

O objetivo desse trabalho é a construção de um robô que seja apto a percorrer um caminho em forma de 8, e também digladiar com outros robôs de outros grupos, sendo capaz de se defender, impedindo sua bexiga de ser furada, e também de atacar, furando a bexiga do adversário.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Problemas

Nesta quinta-feira (11/10/2018) o membro responsável por levar o robô para a casa e realizar a união da parte mecânica com elétrica faltou. Outro membro ficou encarregado disso.

A Roda do Robô Soltou

Na quarta-feira (10/10/2018) tivemos problemas com a roda do robô, que soltou.
Achamos que pode ser por causa do transporte, mas não temos certeza pois não vimos exatamente quando aconteceu.

Correções do Relatório

Objetivo:   O objetivo desse trabalho é a construção de um robô que seja apto a percorrer um caminho em forma de 8, e também digladiar co...